Perguntas e Respostas



1. Será que todo namoro que não deu em casamento foi um livramento de Deus para não termos um casamento problemático?


MINHA RESPOSTA:

Pode ser, mas nem sempre é assim. Conheço muitos casais que tinham tudo para dar certo,mas suas atitudes erradas colocaram tudo a perder. 
Muitas vezes, estamos com um relacionamento que pode ser muito bom, mas a falta de investimento impede que o casal cresça.

Mais importante que estar com a pessoa certa é ter as atitudes certas no relacionamento em que está. Muito mais que só sentimento, um relacionamento precisa de investimento, de entrega, de compromisso e de responsabilidade.

2. Será que existe pessoa certa para casamento? Você acredita que Deus criou uma pessoa específica para cada pessoa?

Não duvido da capacidade de Deus de fazer isso, no entanto, vejo que isso só existe em casos específicos, em que Deus tenha um propósito diferente ou um chamado específico.

Na maioria das vezes, acredito que Deus abençoa as escolhas que fazemos, desde que essa escolha esteja dentro dos padrões que Ele mesmo estabeleceu. Uma moça cristã, que deseja se relacionar com um homem não cristão, com padrões de relacionamento mundanos e sem compromisso com a Palavra de Deus, certamente está se envolvendo com a pessoa errada, por exemplo.

Entretanto, vamos destacar dois casos bíblicos para analisarmos.

1. Adão e Eva. (Gênesis 3)

Após Deus ter feito Adão, viu que ele precisava de uma companhia que lhe fosse idônea. Para isso criou Eva. No entanto, apesar de terem sido criados um para o outro, as atitudes deles fizeram com que marcassem a história com a destruição e o pecado.

2. Isaque e Rebeca (Gênesis 24 e 25)

Rebeca foi a escolhida pelo servo de Abraão como a indicado por Deus para Isaque. O texto bíblico dá entender que Deus indicara de forma objetiva que ele havia separado Rebeca para seu pretendente.
Mas, mais uma vez vemos que as atitudes de ambos também não trouxeram sucesso ao casamento. Além de ter mentido para o seu marido diversas vezes, ainda foi responsável por uma intensa crise entre seus filhos.

Falo isso porque precisamos entender que não adianta encontrarmos a pessoa certa, mesmo uma pessoa que Deus tenha separado para nós, se não aprendermos a desenvolver as habilidades fundamentais de relacionamento conjugal.


Portanto, mais importante que procurar a pessoa certa, é ser a pessoa certa, ter as atitudes de maturidade, responsabilidade, honestidade, sinceridade e verdade de uma pessoa que está pronta para um relacionamento íntimo e verdadeiro.





3.Consegue me dizer quais são as atitudes que demonstram quando o namorado não tá mais nem aí pra você ?


Há muitas atitudes que demonstram isso:


1. Descompromisso - quando um homem não está mais interessado em uma mulher, a primeira coisa que ele faz é romper emocionalmente com ela. Já não se preocupa mais com o relacionamento, não procura ajudar a namorada, prefere viver para os amigos, para o trabalho e, até mesmo, para a igreja a cuidar, proteger e amar sua namorada.

2. Mentiras - fique atenta para este sinal. Muitos homens têm dificuldade para terminar um namoro e por isso ficam fazendo determinadas coisas para ver se a namorada resolve terminar. Ela começa a mentir sobre onde esteve, com quem esteve etc. Quando seu namorado começar a esconder de você com quem ele anda é um grande sinal de que o relacionamento está problemático.

3. Falta de carinho - Não se pode confundir aqui temperamento com falta de carinho. Homens são, normalmente, menos carinhosos, grudentos e românticos. Mas quando o homem perde o interesse em uma mulher, ele começa a se afastar dela emocional e fisicamente. Ele não a abraça mais, não a beija mais como fazia antes. Outra forma de demonstrar carinho é ignorar tudo o que ela faz. Ele ignora a ligação, o abraço, a presença dela etc..

4. Comunicação precária - Homens geralmente falam menos que as mulheres. Mas há exceções. Normalmente, quando os homens não estão mais interessados no relacionamento, eles começam a fugir das conversas que objetivam resolver o problema. Eles não querem conversar porque não querem resolver o problema.

5. Traição - Homens desinteressados geralmente traem. Iludem-se com outra mulher. Traem por sexo, porque perderam a alegria do relacionamento.

Está com problemas assim no namoro?
Chame logo ele para uma conversa. Se ele não mudar, termine logo, antes que a dor seja maios no futuro.

4. É bom falar tudo para minha namorada? Ou tem coisas que é melhor a gente guardar em segredo?

Uma das coisas que aprendi na vida é que omitir erros, pecados, falhas, equívocos etc, sempre nos leva para um problema maior ainda.

Acredito que as coisas boas ninguém quer esconder. Só omitimos aquilo que consideramos errado ou que o outro não deva saber.

Acredito que contar tudo, ser transparente em todas as áreas, sem segredos ou omissões é o melhor caminho para a construção de um relacionamento verdadeiramente sólido e estável.

Quanto mais transparente você for, mais firme seu namoro será. É mais fácil sua namorada perdoar um erro seu que você revelou do que ela perdoar esse mesmo erro, se descobrir pela boca de terceiros.

Sinceridade e transparência sempre.


5. Eu já namorei um rapaz e tínhamos um vida sexual ,mesmo sabendo que era errado perante a Deus ,queria mudar mas era complicado porque ele não me ajudava, agora quero viver um namoro santo mas tenho medo de meu futuro marido não ser bom na cama , o que fazer ? Acha que o amor supera isso?
Querida, este é um dos maiores mitos que se tem sobre casar sem ter relações sexuais. Pesquisas indicam que casais que se casam virgens e os que não se casam costumam reclamar dos mesmos problemas no casamento. 


A questão não é saber se ele (a) será ou não bom de cama. A questão é saber sobre qual base você quer construir seu relacionamento. O prazer sexual não é uma base firme, já que o tempo, o sexo tende a diminuir.

Esteja mais preocupada em saber se o seu namorado é bom de caráter, de vida com Deus, de intimidade com o Espírito. Procure saber se ele é bom de trabalho, um bom filho, uma boa ovelha. A questão do sexo se arrumará perfeitamente se o relacionamento de vocês for realmente bem resolvido.
Um abraço. Paz.