22/07/2011

Show ou Adoração Genuína? Unção do Riso ou Palhaçada? Unção do Leão ou Imaturidade Espiritual?

Não quero aqui me colocar como juiz sobre quaisquer questões e nem desqualificar as experiências individuais de quem quer que seja, mas, antes de tudo, quero refletir sobre o que se tem feito com a Palavra de Deus no Brasil e no mundo nos últimos anos.


Fato é que igrejas sem base de conhecimento sólido estão mais vulneráveis a heresias. Fato também é que pastores estão buscando igrejas cheias, ora para aumentar o volume dos dízimos, ora porque realmente querem pregar o Evangelho. Mas temos visto e vivido um esvaziamento do verdadeiro evangelho. As pessoas pregam suas próprias teorias, inventam suas unções e põem-nas o nome de Unção do Espírito.

Quando fazemos uma busca pela internet a respeito dessas tais unções, deparamo-nos com verdadeiras produções cinematográficas, com luzes, câmeras, personagens disfarçados de pastores, de missionários, de apóstolos; travestidos de leões, de profetas, de sacerdotes e a lista só cresce à medida que aprofundamos nossas pesquisas.

Ao lermos e assistirmos tais eventos, a primeiro pergunta que precisamos nos fazer é: “ONDE ISSO GLORIFICA A DEUS?”. O Apóstolo Paulo, que experimentou uma conversão pessoal com Jesus Cristo ressuscitado, disse que “quer comamos, quer bebamos, façamos tudo para a Glória de Deus”. Se nos perguntarmos onde tais práticas glorificam a Deus, chegaremos à triste constatação de que elas têm efeito contrário: eles desmerecem a palavra de Deus, elas desacreditam os pastores fieis, honestos e que realmente têm um chamado ministerial. Se tais situações não dão glórias a Deus, podemos, com uma certa dose de certeza, afirmar que não provêm dele. Se não provêm de Deus, onde está sua origem?



Unção do Riso, Unção do Leão são unções que surgiram no meio neopentecostal. Há pessoas, homens aparentemente maduros, que afirmam categoricamente que elas são TREMENDAS, mas o fato de serem TREMENDAS não as qualificam como provenientes de Deus. Elas são oriundas da criatividade de artistas-pastores, ministros de louvor, que, na tentativa de causar impacto na igreja, se valem de atitudes muito suspeitas.



Vejamos o que diz a Palavra de Deus no que concerne aos Dons Espirituais:

1 Coríntios 14:20 - "Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos."



Efésios 4:14 - "Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro".



O Apóstolo nos orienta a sermos homens maduros, ou seja, não levados por quaisquer aparências de espiritualidades. Precisamos ser astutos para não sermos enganados e ludibriados por palavras bonitas, palavras aparentemente cheias de unção.



A UNÇÃO DO RISO OU UNÇÃO DE ISAQUE: O SHOW DE FALTA DE CONHECIMENTO.



Já faz uns três anos que ouvi falar pela primeira vez sobre a Unção do Riso. Na época eu fazia parte de uma Igreja que trabalha com a estratégia da Visão Celular no Modelo dos Doze e, apesar de algumas críticas, a maioria achava que se tratava de uma manifestação do Espírito.

Hoje, depois de ter vivido e aprendido um pouco mais sobre a Palavra de Deus e estando uma igreja que não está orientada pelo G12/M12, tirei algumas conclusões sobre tal prática.

A maioria dos defensores da dita unção, usa o texto em que Sarai, mulher do Pai da Fé, Abraão, ri quando recebe a profecia do nascimento de Isaque (nome que significa riso). Mas qualquer um que ler o texto bíblico em questão, perceberá que, no caso, Sarai não riu pela unção, mas pela incredulidade. Ela riu porque achou absurda tal coisa. E mais: ela riu em seu íntimo, ao contrário das gargalhadas dos defensores dessa “unção”.

Acredito que o maior problema dessas novas unções, desses novos atos proféticos, seja a falta de um apoio bíblico teológico coerente. Eles pegam textos isolados, palavras sem contexto para conseguir firmar suas ideias neóftas.

Como cristão, com um pequeno conhecimento da Palavra de Deus, não pode dizer que elas provêm de Deus.

Ver e ouvir os risos, os rugidos, as danças exóticos da Ana Paula Valadão e de outros, faz –me querer saber onde isso glorifica a Deus. Não vejo isso, mas vejo escândalos, falta de maturidade espiritual e conhecimento da Palavra de Deus.

Prefiro, portanto, ficar com a Palavra, mesmo que isso não pareça tão interessante para alguns, que acham que a igreja precisa acompanhar as mudanças sociais, se quiser crescer. Prefiro estar em uma igreja pequena, mas que anda segundo o que o Mestre nos ensinou.

Como disse Paulo em Romanos 12: prefiro não andar de comum acordo com esse mundo, mas ter a minha mente renovada segundo à mente do Mestre, Jesus Cristo

FATENE - FACULDADE TEOLÓGICA - FORMANDO PROFETAS PARA AS NAÇÕES!!!

Nenhum comentário: