09/10/2016

SUPERANDO DIAS RUINS PARA VIVER MOMENTOS DE GLÓRIA

Elcana era um crente comum. Como de costume na época, possuía duas esposas: Ana e Penina. Entre essas duas mulheres, no entanto, havia diferenças latentes. Penina era alegra, realizada e mãe. Já Ana, era infeliz, triste, amargurada de alma e estéril. Ana foi substituída por Penina para que seu marido pudesse ter herdeiros, de acordo com o código de Hamurabi.

A época, aparentemente, Elcana teria todos os motivos para amar mais a Penina do que Ana, afinal, que homem gosta de ter ao seu lado uma mulher chorona, infeliz e que vive reclamando da própria sorte.

Mas não era isso que acontecia. Sempre que Elcana ia oferecer seus sacrifícios, dava presentes a Penina e a seus filhos, mas a Ana ele dava uma porção mais excelente.


Aprendo com Elcana que quem te ama tem um cuidado especial com você, não pelo que você pode dar, mas pelo que você é! Embora, o marido de Ana soubesse que ela não lhe geraria filhos, sabia também o tamanho da fé que ela tinha. Elcana tinha em mente que quem não suporta com você os dias maus, quem não segura suas mãos em dias de escuridão e nem caminha do seu lado quando você está abandonado por todos, não é digno de comemorar  com você quando Deus mudar a sua sorte.

Acredito que Elcana, assim como Ana, esperava o dia em que Deus mudaria o cativeiro de sua esposa, arrancaria aquele olhar abatido e infeliz e colocaria nela um coração cheio de alegria e gratidão. Elcana sabia que, se ele queria poder ter o privilégio de ser pai de Samuel, junto com a mulher da sua vida, precisava dar a ela uma porção mais excelente naqueles momentos de dor.

Talvez seja um bom momento para você, marido, parar e refletir sobre a quem você tem dado uma porção excelente do seu dia, do seu carinho, do seu tempo, e, até mesmo, do seu dinheiro. Se você cuida melhor de qualquer outra pessoa que não de sua esposa ou de seu marido, certamente você está plantando abandono no futuro.


Portanto, se você deseja poder viver um futuro casamento glorioso e cheio de conquistas, aprenda a dar sempre uma porção dobrada, uma porção mais excelente para o seu cônjuge, pois certamente, vai chegar o tempo de exaltação de Deus na vida dele, mas você só terá o direito de desfrutar disso, se não abandoná-lo sozinho nos dias de escuridão.
Texto-base: I Samuel 1

Nenhum comentário: