04/08/2017

QUANDO ESTOU NA CAVERNA

Um dia Elias entrou na caverna. Nos dias anteriores muitas coisas aconteceram, muito sentimentos, sonhos, projetos, muitos caminhos se apresentaram ao profeta. Reis já tinham sido mortos, 800 profetas tinham sido destruídos, altares a outros deuses derribados. Mas Elias entrou na caverna naquele dia. Não foram necessários 800 guerreiros, nem um exército poderoso e implacável. Foi necessário apenas uma palavra, uma ameaça, uma possibilidade de Jesabel ir contra ele para fazê-lo parar.


Já entrei nas cavernas da vida algumas vezes. Não é um lugar bom pra se estar. É um lugar úmido, muitos insetos, barulhos estranhos. O coração aperta, o nó na garganta quase sufoca e a dor da alma parece insuportável. Como puder chegar até aqui? Onde foi que eu me perdi do caminho e peguei este atalho que me trouxe até escuridão toda?

Lágrimas. Mais lágrimas. Parece, nessas horas, que todos os nossos monstros vêm à tona a nos assombrar e a solidão nos faz esquecer os milhares de pessoas que nos amam e que intercedem por nós. Parece insano, mas nesses momentos nos sentimos tão sozinhos, tão incompreendidos que, até mesmo olhar no espelho, parece uma sessão de tortura.

No entanto, há algumas coisas boas que acontecem na caverna. Na caverna Deus usa o improvável para nos alimentar e nos mostrar que no meio daquela escuridão toda ele está lá, braços abertos, olhos e ouvidos atentos, coração latente para perdoar. Na caverna, nossos sentidos ficam mais aguçados. O silêncio predomina e, quanto maior o silêncio, maior é a nossa capacidade de ouvir os inaudíveis sons. Ouvir a voz de Aba! Sentir seu acalentador abraço! Deixar-se envolver pelo perfume do seu amor e embriagar-se por sua imensa misericórdia.

Quanto estou na caverna descubro quem sou, de quem eu dependo e em quem posso me deleitar. Aprendo que se eu me deleitar, se eu me jogar no colo, deixar-me ser literalmente conduzido, livre das minhas expectativas, livre das minhas conjecturas e dos meus argumentos, Deus cuidará de mim. Aprendo que se eu confiar de verdade, se eu perder o medo de dizer pra ele como estou e o que estou sentindo lá no escondido da minha alma, ele compreende, ele entende, ele perdoa.


Estou na caverna. Mas em breve irei sair dela, alimentado, fortalecido, reerguido, cabeça pra cima, restituído.

Nenhum comentário: