22/06/2017

E SE DEUS FICAR EM SILÊNCIO?


Uma promessa, uma expectativa gerada, um desejo ardente no coração, um decisão de obediência irrestrita, uma entrega devota, uma espera certa de que a promessa será cumprida.
Estava o povo de Israel no deserto do Sinai. Já tinham contemplado milagres indescritíveis, provisões de alimento, água, segurança inimagináveis. Foram várias as manifestações do agir de Deus, desde que saíram do Egito e foram em busca de Canaã.
No entanto, chegou uma hora que a caminhada rumo à Promessa foi paralisada. Deus disse a Moisés que subisse o Sinai e lhe daria as leis que guiariam a nação por todo o deserto. O coração de todos se encheu de uma forte esperança de que Canaã estava mais perto, estavam às portas de sua promessa. E eles disseram: “Vá, Moisés. Nós confiamos no Senhor e o faremos tudo o que Ele mandou”. E o Profeta subiu!

Primeiro dia só se houve silêncio. No segundo dia, nuvens paradas, sol escaldante, poeira subindo e silêncio de Deus. Veio o terceiro dia. O povo levantou, olhou para o Cume do Sinai e só viu uma coisa: nuvem. Corações entristecidos. Esperanças desanimadas, olhos lacrimejante. Nenhuma palavra sequer de Deus.
Poucas coisas doem mais do que o silêncio de Deus. Quando ele nos responde com um NÃO, podemos até chorar, espernear feito criança rebelde, mas já sabemos o que fazer. Mas, quando tudo o que temos é o silêncio, nosso coração se amargura, nossa alma se empalidece e nossa fé enfraquece.
Quarto dia sem resposta. Moisés estava sumido. Quatro dias parados no mesmo lugar. Quantas vezes nos vemos assim, parados, petrificados diante dos nossos sonhos. Começamos a achar que estamos perdendo tempo por resolver obedecer a Deus.  Israel parou ali no deserto sob uma palavra de Deus. Eles esperavam que Deus cumprisse a parte dele no acordo. Mas agora estavam sozinhos. Sem líder, sem orientação, sem direção, sem resposta.
Como o nosso coração se enfraquece nessas horas. Muitas vezes, decidimos obedecer a Deus, e o que ganhamos em troca é deserto, é humilhação, é desavença e dificuldade. Não sei quanto tempo você está sem resposta de Deus. Um, dois, três, cinco, dez ou mais anos. É possível que nem haja mais esperança no seu coração. Quem mais se lembraria afinal de você?
Muitas vezes, agimos de forma precipitada quanto estamos sem resposta. Começamos a pensar que Deus está  demorando demais e resolvemos colaborar com a realização do milagre do Senhor. Pode ser um relacionamento que você está esperando faz tempo, mas já está começando a pensar que se você não  tomar uma atitude vai acabar é envelhecendo sozinha. Aí decide se envolver com qualquer um que demonstre algum interesse por você. Muitos de nós estamos fazendo bezerros de ouro porque estamos desacreditados da resposta de Deus. Quantos maridos resolveram trazer o bezerro de outro do adultério para os seus casamentos porque há anos que oram pela conversão da esposa e nunca tiveram resposta? Quantos jovens e adolescentes se cansaram de esperar em Deus e se envolveram relacionamentos maltrapilhos, doentios e destrutivos porque acharam que Deus simplesmente havia se esquecido deles.
Seis dias já tinham se passado desde que Moisés subiu. E o povo tinha pressa. Resolveram que esperar por Deus era atraso de vida, retrocesso, caminho sem futuro. Olharam para a terra em que estavam e para a terra aonde queriam chegar e pensaram que ou seguiam sem Deus, ou nunca chegariam lá. Um dos grandes enganos do nosso coração é achar que podemos chegar lá em Cristo. Criamos bezerros, criamos estratégias, criamos festas, eventos, baladas gospel etc., a fim de que possamos seguir, mesmo que Deus tenha tido para ficarmos ali, parados, esperando.
Precisamos acreditar que esperar em Deus não é perda de tempo, atraso de vida, mas é proteção do coração, pureza do caminho e certeza da vitória. No sexto dia, o povo já tinha se esquecido do que disseram a Moisés: “Faremos tudo conforme Deus disse”.  Muitos estamos assim. Trocamos a vontade de Deus pela nossa, afinal Ele está ocupado demais para nos responder. O que o Moisés não sabia, é que o sexto era o último dia. Eles esperam seis dias e se cansaram. O problema era que a resposta não estava no primeiro, no segundo, no terceiro, quarto, quinto ou sexto dia. A resposta estava no sétimo.

Por isso, querido, não pare ainda. Pode ser que há anos você espera e não vê resultado. Há anos você ora pela salvação da sua casa, mas só vê seus filhos se envolvendo cada vez mais com as drogas. Há anos você espera para viver um amor verdadeiro com um homem ou uma mulher de Deus, mas tudo o que encontrou até agora foram relacionamentos espinhosos. Não desista no sexto dia! A resposta está no dia seguinte: “E a glória do Senhor pousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias. Ao sétimo dia, do meio da nuvem chamou o Senhor a Moisés”. (Êxodo 24:16)

Nenhum comentário: