16/03/2010

Mulher pastora, pode?



      Para mim, importante é:
**o que se faz na Igreja e nos campos missionários**
**o nível de entendimento e execução da palavra SERVIR**
Isso sim, é universal, plural, unissex, bíblico e não requer título nenhum.

       Ninguém fica mais espiritual, mais humilde, mais disposto, dedicado ou atuante por causa de um título antes do nome, nem homem, nem mulher. 

      Carrego o título de Pastora sem a intenção de defendê-lo, mas sem menosprezo por ele e sempre faço questão de deixar claro aqui no Blog o quanto esse peso é difícil de levar, não por causa do Senhor, que me chama apenas defilha, mas por causa de tanta gente!
      Aceito-o tranquilamente por respeito ao ministério ao qual pertenço desde 1990, pois este consente e ordena algumas mulheres ao ministério pastoral.
      Contudo nunca fiz apologia disso e nunca fiquei de porta em porta reivindicando nada. 
      Já ficou nítido aqui que eu prefiro ser vista como gente, ainda que insistam nos títulos como Pastora, Bispa, Apóstola, Presbítera, Mãestora, Bispóstola, Presbispa ou sei lá mais quantas coisas...não acho nada disso necessário mesmo!
      
     Tem muita gente preocupada com esse assunto por zelo e para estes meu artigo trará reflexão.
      No entanto há outros cuja raiz da preocupação no assunto está em justificar seus preconceitos. Para estes o artigo só vai dar oportunidades de vociferar. Ai, que meda!
CONSIDERAÇÃO 1
  Por que incomoda menos o título "diaconisa" 
mesmo que ele também não exista no original bíblico?

      O que faziam as mulheres abaixo relacionadas senão atuarem ombro a ombro com os grandes e másculos homens de Deus na edificação do Reino?
      Como se pode classificar os serviços que essas e outras mulheres da Bíblia prestavam ao Reino como exclusivamente "femininos"?
      Será que tudo o que elas faziam era em silêncio, ou teriam algum homem para ir legendando o que tinham a dizer? 
        
*Miriã (Profetisa: Êx. 15:20)
*Débora (Juíza: Jz. 4:4)
*Jael (verdadeira guerreira por cujas mãos veio a vitória de Israel:Jz 4:17-21)
*Hulda (profetisa 2 Reis 22:14)  
*Febe (trabalhando na Igreja de Cencréia: Rm. 16:1)
*Priscila (Discipulava Apolo junto com Áquila: Atos 18:24-26) 
*a esposa de Isaías (Profetisa: Is. 8:3)
*Ana (Profetisa: Lc. 2:36)
*as 4 filhas de Felipe (Profetisas: At.21:9)
*Trifena e Trifosa (trabalhavam para o Senhor: Rm. 16:12)
*Pérside (também trabalhava muito para o Senhor: (Rm. 16:12)
*Áfia (companheira de "lutas" de Paulo: Fl 1:2)
etc...

CONSIDERAÇÃO 2
  Pensando no que o Ap. Paulo escreveu em 
I Co. 14:34, 35 e I Tim. 2:11, 12...

      Apenas 2 Igrejas tiveram ordens expressas para que qualquer participação de mulheres na liturgia fosse anulada: Éfeso e Corinto.
      Corinto, cidade portuária, pontinho de decadência moral onde ficava o Templo de Afrodite (deusa do amor e do sexo), com cerca de 1.000 prostitutas cultuais popularizando na cidade a prática de orgias. (Fonte:Wikipedia).
      Éfeso, onde estava localizado o maior templo do mundo antigo: o Templo de Artemis, em homenagem a Diana, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.  Lá trabalhavam centenas de sacerdotisas virgens quepregavam a superioridade feminina. (fonte: Wikipedia)

      Para mim é simples entender porque Paulo não decretou as mesmas ordens aos Romanos, Gálatas, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses, a Tito (em Creta) e a Filemom. 
      Racionalizando, e não espiritualizando essas informações, creio ter sido muito difícil estabelecer o evangelho de Cristo com tantas desordens na cultura local desses povos, onde uma mentalidade aferrada à sexualidade e ao poder feminino imperava.
     
APENAS UM EXEMPLO:       

Desse mesmo ponto de vista torna-se simples também o entendimento da ordem sobre o uso do véu.
      Tanto na antiguidade como na atualidade, o véu fala da honestidade, respeito e dignidade da mulher oriental em relação ao marido.
      Exemplos atuais:
      O Xador usado por mulheres muçulmanas de países islâmicos, cobre todo o corpo exceto os olhos.
      A Burca que é uma versão radical do Xador, cobre tudo inclusive os olhos e é usada por mulheres do Afeganistão e Paquistão.
      Na antiguidade, o véu só não era usado por mulheres de luto, prostitutas e esposas infiéis, mas parece que em Corinto as cristãs estavam querendo se liberar do costume.
      "Seria aquela nova religião apropriada para mulheres castas e fiéis, ou tratava-se de uma seita que acolhia mulheres infiéis e prostitutas?
ESSA ERA A CRÍTICA FEITA AO CRISTIANISMO!!!

      Bem, esse assunto renderia muito mais reflexões, mas só usei a questão do véu como ilustração para que possamos comparar o peso das ordens dadas por Paulo a essas Igrejas isoladamente, já que uma das regras mais básicas da Hermenêutica é entender o contexto no qual o texto foi escrito.
CONSIDERAÇÃO 3
      Sobre a palavra autoridade...
      Ela aparece 68 vezes no NT e, como a maioria sabe, as traduções bíblicas que temos no português não possuem todas as variações das palavras que os textos originais exibem. 
      Um exemplo clássico disso é a palavra traduzida em nossa língua por AUTORIDADE, mas que vem em  6 variações no original do NT:

1-exousia: a mais usada, referindo-se à autoridade que Jesus exercia (Mt. 7:29)
2-archon: muito usada para se referir a governantes, comandantes, líderes, príncipes... (Rm. 13:3)
3-katexousiazo: aparece apenas 2 vezes (Mt. 20:25 e Mc. 10:42) com referência a uma autoridade exercida pelos maiorais políticos
4-exousiazo: sentido idêntico a katexousiazo
5-huperoche: vê-se 2 vezes no NT: I Tm. 2:2 numa admoestação para orar em favor dos reis e dos que tinham autoridade e em I Co. 2:1  na pregação de Paulo.
6-authenteo:Aparece apenas em I Tm. 2:12 quando Paulo diz "Não permito que as mulheres ensinem ou tenham authenteo sobre os homens"

RECORRENDO AO PAI DOS BURROS...
      Nos melhores Léxicos (gente, não seria prático escrever os imensos nomes em inglês) vemos as seguintes explicações a respeito da palavra authenteo:

Ter completo poder sobre; controlar de maneira arrogante  e tiranizadora; gritar ordens; agir como chefe com; latir para;

      Vejo claramente que o sentido da palavra authenteofala de um domínio exacerbado, descabido, vergonhoso e sem respeito...você não vê???  

CONSIDERAÇÃO 4
 CONCLUINDO...

      Lendo Atos 1:14 e 2:1-4 acho intrigante pensar que várias mulheres iam ao cenáculo para as reuniões de oração junto com os homens (At. 1:14) em obediência à ordem de Jesus: que ficassem juntos em Jerusalém para aguardarem a descida do Espírito Santo. 
      No dia de Pentecostes:
      *estavam todos juntos no mesmo lugar
      *ouviram todos o estrondoso barulho vindo do céu
      *tiveram todos a visão das línguas repartidas que pousaram sobre cada um
      *foram todos cheios do Espírito Santo.
      Pedro toma a palavra e diz aos presentes que "aqueleshomens" não estavam embriagados (2:15), por causa do sistema judaico da época, onde as mulheres eram desconsideradas nas citações (isso é largamente sabido) e não pelo fato de haverem só homens presentes no cenáculo.
      Tanto é que, segundos depois (At. 2: 16-18) ele explica que aquela era a concretização da profecia de Joel, em que o Espírito seria derramado sobre toda a carne, tempo em que os filhos e filhas do povo profetizariam, em que jovens(ele não precisou citar "as moças" para que entendêssemos que elas estariam incluidas nesse pronome indefinido) teriam visões, velhos (também não citou "as velhas" pelo mesmo motivo) sonhariam e servos e servas do Senhor profetizariam (ou anunciariam).
      Por que agradou a Deus derramar o Espírito Santo sobre as mulheres também?
      Como será que Deus sonhou que as filhas deveriam anunciar? 
VOCÊ PENSA DIFERENTE? VOCÊ ACHA QUE ADMOESTAÇÃO É IGUAL A PRINCÍPIO? É DIREITO SEU, PORÉM TOME SEMPRE CUIDADO PARA NÃO SAIR PRATICANDO authenteoSOBRE AS PESSOAS, GRITANDO, AGINDO COMO CHEFE OU LATINDO!!!


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