14/04/2010

Consolidação: A arte de firmar os passos.


“Portanto IDE, FAZEI DISCÍPULOS de todas as nações, 
BATIZANDO-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo,  
ENSINANDO-os a observar todas as coisas que eu vos tenho 
mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a 
consumação dos séculos”. 
(Mateus 28:19 e 20) 


Para começarmos a falar de Consolidação, vamos falar sobre as quatro ordens que Deus nos deu nos versículos acima:

1.  IR  –  Ir  significa  sair  da  posição  em  que  estamos  rumo  ao cumprimento  do  nosso  chamado  para  o  Reino.  Somos  chamados para frutificar, para dar frutos que permaneçam. Ir é  da  vazão  ao  chamado  de Deus  sobre  as  nossas  vidas,  é anunciar o Evangelho de Cristo a toda criatura.

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e 
vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto 
permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes 
ao Pai ele vô-lo conceda”. (João 15:16 

2. Fazer  discípulos  –  É  a  sequência  das  ordens  de  Jesus  aos  seus Doze. Só podemos fazer discípulos quando a saímos da  nossa  posição  de  conforto  e  nos  dispusermos  a  fazer  a  vontade do Pai. Fazer discípulos fala de ensinar o caminho,  caminhar  juntos,  pois  nenhum  processo  de  discipulado  é  feito sem relacionamento. É, na prática, o primeiro passo da  Consolidação.

“Então veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Pelo 
que Moisés disse a Josué: Escolhe –nos homens, e sai, e peleja 
contra Amaleque; amanhã eu estarei no cume do outeiro e a vara 
Deus estará na minha mão. E Josué fez como Moisés lhe dissera, 
pelejando contra    Amaleque, mas Moisés, Arão e Hur subiram 
ao cume do outeiro.” (Êxodo 17: 8 – 10). 

 “ E acontecia que quando Moisés levantava a sua mão, Israel 
prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque 
prevalecia.” (Êxodo 17:11) 

3. Batizar  os  discípulos  – O  batismo  fala  de  arrependimento,  de reconciliação. É, também, uma seguência do IR. Quando  tivermos  ido  e  feito  discípulos,  certamente,  nossos  discípulos  se  arrependerão  do  tempo  em  que  estiveram  enganados e serão batizados.

4. Ensinar  os  discípulos  –  Ensinar  fala  de  caminhada  com  Deus. A  sequência descrita em Mateus mostra que há uma  escada  a  ser  vencida  em  nossa  caminhada  para  fazer  discípulos  e  produzir  frutos  que  permaneçam.  IR, FAZER,  BATIZAR  e ENSINAR. Ensinar  fala  de  aprendizado, pois
ninguém  pode  ensinar  aquilo  que  ele  mesmo  ainda  não aprendeu.

O QUE É CONSOLIDAÇÃO? 

Literalmente, consolidação significa sustentar, firmar, tornar sólido, fortalecer, transformar. 

Na Visão Celular no Modelo dos Doze, é o segundo degrau  da Escada  do Sucesso  que  consiste  no  processo  de  cuidar  do  novo crente, levando-o a firmar seus passos na fé e confirmar a 
sua decisão por Cristo.

Esse  processo  é  lento  e  demorado,  portanto,  deve  ser  feito  com  calma  e  cautela. A  consolidação  precisa  ser  tratada  com  carinho pela  igreja  local, pois se não for eficaz, a  igreja acaba  sofrendo com o antigo “entre e sai” dos membros/ discípulos. 

Sem consolidação a igreja não cresce, ela incha por um período  para se esvaziar  logo depois, forma crentes sem base bíblica e sem convicção de sua fé que, quando vier o vento, perdem a fé  a ousadia cristã. 

Temos  visto  muitas  igrejas  sofrendo  com  o  esvaziamento  porque  não  consolidam  os  seus  novos crentes,  não  levando  a  sério  a  grande  batalha  espiritual  que  o  novo  convertido  sofre  quando  se  decide  por  Cristo.  Por  isso,  urge  que  nos  conscientizemos da importância de consolidarmos os novos de  forma  eficiente  e  eficaz,  para  que  alcancemos  uma  multiplicação de excelência. 


OBJETIVOS DA CONSOLIDAÇÃO 

Antes  de  iniciarmos  a  consolidação  na  prática,  precisamos  ver  que  ela  tem  objetivos  bem  definidos  que  norteiam  a  sua  execução, justificando seus resultados tão expressivos, a saber: 

1.  Dar ao recém- convertido um cuidado especial para que se  torne um discípulo capaz de andar com as próprias pernas.  Teoricamente,  a  consolidação  termina  quando  o  novo  entra na Escola de Líderes e inicia no discipulado. 

2.  Ajudar  o  novo  convertido  a  reproduzir  em  sua  vida  o  caráter  de Cristo.  Isso  acontece  com  a  ajuda  especial  do  caráter do discipulador, que precisa ser  tratado, refletindo  o de Cristo, pois esse novo discípulo  se espelhará no  seu  discipulador para aprender com ele. 

Por essa razão, o Apóstolo Paulo disse em sua primeira carta à  Igreja de Corinto, no capítulo 11, versículo 1: 

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” 

3.  Fazer  do  novo-convertido  um  discípulo  e  um  líder:  Quando  iniciamos  um  processo  de  consolidação,  temos  em  mente  o  crescimento  e  o  desenvolvimento  do  nosso  consolidando.  Para  que  isso  aconteça,  precisamos  dar  subsídios  ao  crescimento  dele  através  de  estudos,  leitura  de  livros  evangélicos  e  um  relacionamento  estreito,  motivando-o à oração, a prática do culto e a busca pessoal 
pelo  seu  desenvolvimento.  À  medida  que  nos  relacionamos com nosso discípulo / consolidando ele verá
refletido em nosso dia –a – dia o caráter de Cristo e sentir- se-á motivado a crescer em graça e conhecimento.

4.  Ensinar  ao  novo  convertido  os  primeiros  passos  da  fé  cristã,  motivando-o  à  leitura  bíblica  e  a  uma  vida  de  oração, santidade e busca por Deus. 

COMO CONSOLIDAR 

O  início  da  Consolidação  requer  um  preparo  intenso.  É  necessário estudar bastante a  respeito,  ler  livros sobre o assunto,  estudar bastante a Palavra de Deus e buscar muito a orientação de  Deus  em  tudo o  que  fizermos.  Se  o  Espírito  estiver  conosco,  teremos bom êxito em nossa consolidação. 

Alguns requisitos se fazem necessários  na vida consolidar para  que ele consolide com Excelência:

  Santidade – 

 Ser santo diz respeito a ser separado do pecado. O homem  santo  é  aquele  que  não  está  isento  de  pecar, mas  aquele  que  luta para não fazê-lo. É aquele que assume a  responsabilidade  de  andar  com  Deus,  pois  não  Ele  não  nos  usará  enquanto  a  nossa vida não estiver regida pelos seus princípios. 

Em Hebreus 12:14 está escrito:

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém 
verá o Senhor” 


  • Outras  referências  bíblicas:  II  Pedro  1:14  a  16; Oseias10:12;  Lv 11:44 – 45; Romanos 12: 1; Efésios 1:4; Gálatas 5:22 – 23. 


  Vida de Oração –  .

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e 
no partir do pão, e nas orações”. (Atos 2: 42) 

Levar uma vida de oração é viver em comunhão com Deus,  uma vida de busca  intensa pela presença do Espírito Santo. A  oração é uma arma poderosa que Deus deu aos crentes, é uma  de crescimento e de multiplicação. 


  Ser consolidado – 

 Essa  é  uma  necessidade  urgente  nos  dias  atuais.  Infelizmente,  temos  visto  muitos  consolidadores
enfraquecendo  na  fé  porque  não  estão  preparados  para  consolidar.  Uma  pessoa  que  não  está  consolidada  não  pode  consolidar  porque  pode  acabar  caindo  nos mesmos  que  erros  que o consolidando, além de deixar brechas para a atuação do  diabo. É necessário que o consolidador seja convicto de sua fé  em Cristo Jesus, a fim de contra-argumentar quando o inimigo 
de nossas almas o quiser confundir.

O PROCESSO DA CONSOLIDAÇÃO 

Na  prática,  a  consolidação  se  inicia  na  Igreja,  no  ato  da  rendição do novo convertido aos pés de  Jesus Cristo. Quando  uma pessoa  se entrega a Cristo, o Consolidador deve estar de  prontidão para antendê-lo, levando-o até o altar. 
  
Na verdade, o primeiro consolidador é o pastor ou ministro  do culto. Aqui vale destacar que não é a palavra do pastor ou  ministro  que  leva  ao  arrependimento,  mas  sim  a  ação  de  convencimento do Espírito Santo no coração do homem. 

  Depois  da  entrega,  o  novo  convertido  deverá  ser  encaminhado  à  Sala  de  Consolidação,  onde  o  consolidador,  deverá  reconfirmar  a  decisão  do  novo  convertido,  buscando  sondar se a pessoa está certa do que está fazendo. É importante  que  o Consolidador  seja  sábio  quando  perceber  que  a  pessoa 
ainda está em dúvida. Nesse caso, deve encorajá-lo a continuar.

Na  sala  de  consolidação,  o  consolidador  deverá  seguir  os  seguintes passos:

1. Apresentação pessoal  

Se o consolidador ainda não é uma pessoa do círculo   de amizade do consolidando, deve-se se apresentar, dizendo  seu nome, de forma amávele espontânea. 

Nessa  etapa,  o  consolidador  deve  dar  importância  à  memorização do nome do consolidando. Decorar o nome do  consolidando  é  importante  porque  mostra  que  você  se  preocupa  com  ele  e  que  ele  é  uma  pessoa  importante  para  você. Lembre-se de que o nosso nome é nossa identidade, é  o que nos representa. Esquecer o nome de alguém equivale a  esquecer  de  quem  é  a  pessoa,  desmerecê-la,  pois  vale  lembrar  que,  nesse  momento,  o  diabo  usará  de  todas  as  estratégias  para  desestimular  e  tirar  a  visão  de  Cristo  do  coração do novo convertido.  Esse momento  inicial  da  consolidação  deve  o  tempo 
todo  servir  de  base  para  a  construção  do  relacionamento  interpessoal,  tão  necessário  na  consolidação  e  no  discipulado.

2. Quebrar o gelo

Essa  etapa  é  de  fundamental  importância,  pois  o  desenvolvimento do relacionamento começa aqui. É necessário  que  o  discipulador  se  mostre  amável,  confiável  e  amigo  do  consolidando.  Pergunte-o  o  que  ele  achou  do  culto,  o  que  achou da igreja etc., e não se esqueça de mostrar a ele que você  tem muito conteúdo a passar para ele, que as conversas  serão  amigáveis e de muito proveito. 


3. Preenchimento da ficha
Durante o preenchimento da ficha abaixa, pode –se oferecer  um  suco  com  biscoito,  uma  água  etc.,  afim  de  gerar  um  relacionamento. Certifique-se de preencher todos os campos da  ficha com letra legível para facilitar a busca e a compreensão. 

A  ficha  deverá  ser  preenchia  em  três  vias:  uma  para  o consolidador, outra para o Líder da Consolidação e outra para o consolidando. 

Aproveite esse momento para dizer ao seu consolidando que  entrará em contato com ele durante a semana para saber como  ele está.



4. Momento da oração 

É  a  etapa  final  do  início  da  consolidação  na  sala  de  consolidação. É  importante segurar nas mãos do consolidando   e  orar  com  ele.  Coloque-se  diante  de  Deus  como  Seu  filho  e intercessor pela vida que está com você. Ore para necessidade que  o  consolidando  colocou  na  ficha  e  peça  a Deus  para  abençoá-lo  em todas as áreas.

  É  importante  não  ser  prolixo,  isto  é,  fazer  uma  oração  demorada. Lembre-se que o consolidando já participou do culto e está  cansado.  Ore  brevemente,  mas  procure  a  orientação  do  Espírito  Santo  para  alcançar  o  coração  do  recém  adentrado  á  fé  cristã. 

  Pro  fim,  pergunte  se  há  algo  que  o  consolidando  queira  saber  alguma  dúvida  etc.,  e  coloque-se  à  disposição  dele  para  ouvi-lo, conversar e, também, se divertirem. 

Obs.:  Tenho  ouvido  relatos  de  que  algumas  pessoas  têm  dificuldades  para  estabelecer  um  relacionamento  eficaz  com  o  consolidando porque não sabem conquistá-lo. Aprenda a brincar,
a se divertir, de forma sadia, mostrando ao novo convertido que o
Evangelho  está  apresentando  a  ele um  novo  estilo  de  vida, uma  vida  sadia,  agradável  e  que  vale  a  pena  ser  vivida. Cuide-se  de  virar amigo do seu consolidando e você verá como a consolidação  será agradável e frutífera.

Mas  atenção!!!  Ser  amigo  do  consolidando  não  é  mesmo  que  participar  com  ele  dos  seus  erros,  antes  é  corrigi-los  com amor e atenção, mostrando-os, quando necessário,  sendo  sempre 
verdadeiro na colocação do evangelho.



FONOVISITA 

A  fonovisita  é  uma  visita  pelo  telefone.  É  uma  etapa  importante  porque  mostra  ao  consolidando  que  você  se  importa com  ele e que não o esqueceu.  

Para fazer a fonovisita 

1.  Ore  -  Antes  de  ligar  para  o  consolidando,  entre  em  oração  ao  Pai.  Peça  a  Deus  para  lhe  dar  as  palavras  certas, calma e que o oriente em tudo.

2.  Fale  pausada  e  amigavelmente,  certificando-se  de  que  está sendo compreendido. Mostre carinho e respeito pelo  seu  interlocutor.  Busque  gerar  um  relacionamento  de  amizade e confiança.

3.  Não  demore  muito  ao  telefone.  Lembre-se:  a objetividade favorece o aprendizado e poupa o tempo do  consolidando. Evite irritá-lo, falando de mais.

4.  Não  ligue  em  horários  inoportunos.  Procure  ligar  no  horário estabelecido na ficha de consolidação.

5.  Marque um dia e um horário para se encontrarem e avise  que você não  irá  sozinho. Leve  sempre  com você outra  pessoa já consolidada.



A VISITA 

A  visita  à  casa  do  consolidando  é  outro  passo  muito  importante no processo de consolidação, pois, se nesse momento,  houver  rupturas  ou  desentendimentos,  todo  o  processo  de  consolidação pode estar prejudicado.

 Ela deve acontecer uma ÚNICA vez durante a semana  e não deve passar de uma hora. O consolidador deve se planejar  bem, para que tenha tempo para ouvir o que o consolidando tem a  dizer e, ainda, ministrar de forma clara e precisa a primeira  lição  de consolidação. 

Essa  visita  estará  acontecendo  durante  essas  semanas.  Em  cada  semana  você  deve  ministrar  uma  palavra  de  vida  ao  consolidando,  por  isso  é  importante  que  já  haja  um  nível  de  relacionamento  e  confiança  entre  o  Consolidador  e  o  Consolidando.

COMO MINISTRAR AS LIÇÕES 

Ao  fazer a visita  é necessário que  se  caia no erro de  achar  que se vai dar uma aula. O objetivo não é esse. A  lição deve ser  passada de forma informal, sem estresse e calmamente.  

Obs.: Pode acontecer de certo dia o consolidado estar mais  necessitado  de  conversar,  falar  dos  seus  problemas.  Não  o  interrompa quando  isso  acontecer. Deixa que  ele  se  expresse do  jeito  que  lhe  é  comum. Cuidado  com  as  “caras  e  bocas”  e  com  gestos  que  podem  indicar  sentimentos  de  desprezo  ou  repugnação.  Lembre-se  que  o  Consolidando  ainda  está  em  processo de conversão. 

Quando  perceber  que  a  pessoa  a  ser  consolidada  está  precisando  conversar,  ouça-a  atentamente  e  tente  despertar  o  assunto  da  lição  para  a  conversa.


Autor: Professor Anderson Cruz - Equipe Edros -  Aulas Paticulares, Acompanhamento e Reforço Escolar

Bibliografia: 

1.TERRA NOVA, Renê. Consolidaçao. 7ª  Ed.
2. Bíblia de Estudo Pentecostal - 2005

2 comentários:

Cláudio Muniz disse...

Belo versículo, realmente é a arte de firmar os passos no cristianismo. É a obrigação de todo aquele que aceita o Senhor Jesus Cristo como único Salvador.
Amém
http://vidasimpactando.blogspot.com

Pr. Ronaldo Mendes disse...

Olá, Querido discipulo de Yeshua, sigo seu blog e suas atualizações de postagens etc. Configure em sua pagina uma lista de blogs em: adicionar um gadget. Veja em minha pagina o Ex. se gostar! Adicione quantos amigos voce quiser colando os endereços de blogs na lista. É simples, depois de adicionar amigos voce verá todas as atualizações e passaremos ler as atualizações assim que alguém da sua lista publica.. experiente

Gostaria se possível fazer parte de sua lista de parceiros para minhas atualizações. E divulgarmos juntos o nome de Yeshua. Ok! Veja voce em meu blog. Cole o meu endereço em sua nova lista: www.cvnyeshua.blogspot.com

Obrigado! paz
Pr. Ronaldo Mendes