20/08/2010

Elementos Essenciais de uma Redação Nota 10


            A dissertação é, de longe, o gênero mais cobrado nos vestibulares. Nesse tipo de texto, o candidato deve apresentar sua opinião de forma direta, sem a intermediação de personagens nem enredos.

A dissertação é, certamente, um gênero textual que causa muitas dúvidas nos vestibulandos. Por isso, é necessário conhecer os elementos essenciais de um texto dissertativo, ou seja, aquilo que não pode faltar na sua redação.

1. Autonomia

Escrever de forma autônoma é fazer com que seu texto seja compreendido por si só, ou seja, fazer com que o leitor, no caso a banca, entenda sua redação, mesmo não que não tenha lido a proposta. É necessário escrever de uma forma simples para que a sua dissertação seja objetiva e compreendida por quem quer que a leia.

2. Coerência e Clareza

Escrever com coerência é redigir de forma sequencial, ou seja, os argumentos  devem ser apresentados de maneira ponderada, evitando radicalizações e panfletagens.Você, vestibulando, deve ter em mente convencer o leitor da lógica do seu texto. Os argumentos devem ser consistentes e convincentes. A clareza com que  você escreve fará com sua redação seja entendida e receba uma nota muito boa.

3. Simplicidade

Redigir com simplicidade é o caminho mais indicado para quem quer se dar bem no vestibular. Evite períodos longos e o uso de vocabulários pouco conhecidos ou que você não saiba o significado exato. Períodos muitos longos podem ficar confusos e levar você a cometer erros de pontuação ou de estrutura sintática. Por isso, escreva de forma simples e objetiva. Só use as palavras que você conhece bem.

4. Coesão

Geralmente, a coesão textual é feita pelas preposições e pelas conjunções. Os pronomes e os hiperônimos também são ótimos recursos de coesão. Esta diz respeito à interconectividade do seu texto, ou seja, todas as partes do texto devem estar ligadas e contribuírem para a construção do sentido do texto.

Preposições mais usadas no dia a dia: a, ante, até, após, com, contra, de, desde,, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás, durante, afora, menos, salvo, conforme, exceto, como, que, em frente a, perto de, por entre, de acordo com, apesar de etc.

Conjunções mais comuns  - portanto, logo, pois, como, mas, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme, à medida que, apesar de, a fim de, e, contudo, ou, porquanto, se etc.

Por Professor Anderson Cruz - Curso Equipe Edros -  www.equipeedros.blogspot.com

Nenhum comentário: