19/08/2010

Estudando a Natureza de Deus.


      A  transcendência de Deus.

                                             Deus é um ser Transcendente - Isaías 40.
Dizer que Deus é transcendente significa afirmar que Ele é distinto da sua criação, ou seja, Ele é único, é um só e não há nada que possa ser comparado a Ele.
Em que Deus é distinto da sua criação?

 

·         Em seus pensamentos - Isaías 55: 8 e 9.

Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, por isso muitas vezes não conseguimos entender as coisas que Ele faz.

·         Em sua pessoa – Salmos 50:21

Deus não pode ser definido como um super-homem. Ele é completamente diferente de sua criação. O fato de sermos imagem e semelhança dEle (Gênesis 1:26) não anula a sua transcendência, a sua distinção.

·         Em sua divindade - Salmos 97:9 e Salmos 99:2

Deus é a divindade absoluta e não pode ser comparado a nada que se tenha visto ou conhecido antes. Por esse motivo vemos Deus proibir o uso de imagens suas. Sendo Deus o único Deus verdadeiro, não s pode criar imagens, figuras, fotografias ou quaisquer coisas semelhantes dele, já que ninguém nunca o viu. Além da  impossibilidade de se ver Deus em nosso corpo corruptível e mortal, quaisquer imagens que fizéssemos de Deus seriam tão imperfeitas que não poderiam ser associadas à perfeição dEle.
   II.        Deus é um ser espiritual - João 4:22 – 24
A essência de Deus é espírito, ou seja, só é possível adorá-lo em espírito e em verdade. Essa característica nos leva a afirmar que DEUS:

·         É imaterial - Lucas 24:39

Deus não tem corpo físico. Ele não tem nariz, cabelos brancos ou pretos, olhos azuis ou negros como comumente se pensa. Ele existe em espírito.
Muitos acham que Deus tem corpo físico, ou elementos do corpo dos humanos porque em muitas passagens a Bíblia usa-se figuras de linguagem fazendo referência aos olhos de Deus, às narinas de Deus etc. Mas isso, em Teologia, é uma figura de linguagem conhecida como antropomorfismo, ou seja, forma de homem. É uma maneira que os profetas e escritores da Bíblia encontraram para tornar a nossa compreensão de Deus de mais fácil acesso.

·         É uma pessoa - Êxodo 3:14

Isso quer dizer que Ele tem os três atributos do homem: emoções ou sentimentos, intelecto ou mente, vontade ou poder. Deus é um ser que pensa, sente e decide. Deus é uma pessoa imaterial com os atributos humanos.

·         É invisível – João 1:18

Já que Deus não tem corpo físico, conseguintemente não podemos vê-lo. Moisés tentou ver Deus, mas nao pôde, caso contrário morreria. (Êxodo 33:22). Apesar de Ele

ser invisível, as suas obras o revelam. Assim como não vemos o vento, mas o percebemos por meio das coisas que Ele faz, sabemos que Deus existe através de sua criação, sua magnífica obra.

·         É um ser Eterno -  Salmos 90:1 e 2


Isso quer dizer que:

a)      Ele não tem início – Deus existe e sempre existiu independente de sua criação. Não tem passado ou futuro. O único tempo verbal que Ele conhece é o presente, já que Ele conhece todas as coisas.
b)      Ele é independente – Deus não precisa de sua criação. Ele não precisa de nós. Nós é que precisamos MUITO dele. Ele existe por conta própria. Ele é autossuficiente.

  III.        A Imutabilidade de Deus - Tiago 1:17
Todos nós mudamos, evoluímos e crescemos, mas Deus não muda. Ele é hoje o que sempre foi ao longo dos anos. Deus é imutável em sua essência. Ele é imutável em sua pessoa (Salmos 119:89), em seu propósito (Hebreus 6:17 - 18, Jeremias 31:3, Salmo 33:11) e em seu caráter. Ele nunca muda de ideia.
A imutabilidade de Deus em seu caráter por sugerir alguma contradição na Bíblia. É o caso do livro de Jonas. No Capítulo 3, Deus diz que destruiria a cidade de Nínive por causa de seu pecado. Mas logo adiante, Ele “muda” de ideia, porque o povo ouviu a pregação de Jonas e se voltou para o Senhor. Se lermos atentamente essa passagem, veremos que não foi Deus quem mudou, mas o povo. Deus destruiria a cidade por causa do pecado, mas depois que eles se converteram do seu caminho, não havia mais razão de ser na destruição. (Ref. Jonas 3 e Êxodo 32:10)

IV.       A Trindade de Deus - Deus é um ser trinitário - Isaías 45:5 e I Co 8:4
Só existe um Deus, mas Ele existe em três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.A trialidade de Deus, ou a sua Trindade aparece expressa na Criação.
Vejamos:
“No princípio, criou Deus os céus e a Terra. A Terra, porém, estava sem forma e vazia e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.”(Genesis 1: 1 e 2)

A palavra hebraica para ‘DEUS” nesse versículo, é ELOHIM, uma palavra no plural. O Deus plural na criação também aparece no versículo 26, do mesmo capítulo.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

No verbo “façamos”, temos, a seguinte estrutura verbal: faç – radical, -a  - Vogal Temática, e –MOS –Desinência de 1º pessoa do Plural. Isso mostra que Deus estava falando dele e de mais alguém nesse versículo. Esse alguém eram o Espírito Santo e o Filho, Jesus Cristo.
Outras referências Bíblicas sobre a Trindade
  • Em Isaías 48:16,  Jesus (Deus Filho)  disse: “O Senhor (Deus Pai)  me enviou, juntamente com o seu Espírito (Deus Espírito Santo)”
  • Em Gálatas 1:11 e Efésios 1:1 e 2 – O Pai é chamado de Deus.
  • Em João 20:28 - O Filho é chamado de Deus.
  • Em Atos 5:3 e 4 - O Espírito Santo é chamado de Deus.
  • Em relação à criação, a Bíblia a atribui a Deus ( Gênesis 1:1, a Jesus (Gálatas 1:16) e ao Espírito Santo ( Gênesis 1:23 e Salmos 104:30)
Anderson Cruz.

Um comentário:

Lu disse...

Paz amado irmão, sou a adoradora do chat lembra? já deixei meu recadinho. Muito bom esse tema, Deus realmente é maravilhoso em nossas vidas...seja abençoado.... Paz do Senhor

Lu