02/09/2010

Análise de Redação de vestibulares



Homem versus gramática

Há tamanho descaso com a língua portuguesa e suas formas gramaticais, que quando olha-se criticamente uma redação ou qualquer outra forma de texto, em que precisa-se colocar a prova todo o conhecimento e expressividade possível para que os objetivos sejam alcançados, que é descoberto o quanto as pessoas são falhas nesse assunto.



Comentário sobre o 1º parágrafo: O parágrafo, por ser muito extenso, torna-se de difícil compreensão. Há alguns erros de ortografia e gramática: em vez de “quando olha-se”, o aluno deveria ter escrito “quando se olha”, já que a presença de uma conjunção subordinativa, atrai uma próclise e não ênclise. O mesmo acontece em “que precisa-se”. Em “colocar a prova”, o aluno deveria ter escrito “colocar À prova”. A última oração desse período não faz nenhum sentido. Em resumo: O parágrafo não cumpriu sua função dentro do texto.

Para que esse índice de "analfabetismo gramatical" se reduza consideravelmente, deve-se ler, estudar e praticar sobre o assunto. As pessoas que têm contato constante com revistas, jornais e outros meios de comunicação que seguem às regras gramaticais, têm maior facilidade em produzir qualquer outro tipo de texto em que exija maior conhecimento e que seja colocado a prova o que leu e ouviu por toda a sua vida.


Comentário sobre o 2º parágrafo – Aqui aparece um erro grave no uso do ACENTO GRAVE: “seguem às regras”. O verbo seguir é TRANSITIVO DIRETO, logo, não exige preposição A. Ocorre um erro também quando aluno separe o sujeito do verbo usando uma vírgula em “...que seguem às regras gramaticais, têm...”. Antes do TEM não há vírgula. Faltou a o ACENTO GRAVE em “colocado à prova”

Esse desrespeito com a língua portuguesa pode ser reduzido se houver maior interesse, não apenas a quem escreve, mas também a quem lê, pois se seu olhar crítico for correto, mas não houver divulgação a quem escreve, não terá o retorno ideal para que leve-a a escrever cada vez mais corretamente.

Comentário sobre o 3º parágrafo: O período em vermelho está muito confuso.Em “para que leve-a”, deve-se escrever “para que a leve”.


Todos têm a mesma capacidade de aprendizagem, mas alguns são mais dedicados que outros, não apenas em formas gramaticais, mas também em outras disciplinas. Caso houvesse maior incentivo ao estudo tanto na escola como em casa, as pessoas não teriam maiores conhecimentos e conseqüentemente seus textos não seriam mais bem elaborados e corretamente escritos?


Comentário: Este é o parágrafo da conclusão, portanto deve cumprir seu papel de fechar o texto. No último período  o aluno deveria ter usado um afirmação em vez de pergunta, eliminando a palavra “NÃO”, antes de “TERIAM”.

Por: Professor Anderson Cruz

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