18/02/2010

Quarta-feira de Cinzas? Que nada!!! É quarta -feira da Vítória!!



Nessa quarta-feira, 17/02/2010, a Igreja Apostólica Nova Esperança foi ministrada com uma poderosa palavra da parte de Deus sobre a "Síndrome de Gideão" pela boca do Profeta de Deus, Pr. Jaílton Lugon.




Tema: A Síndrome de 


Gideão







3 Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.”
“4 E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos”.
“5 Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir.”

[...]

“11 Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas”.

“12 Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso”.

“13 Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas”.

“14 Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?”




Com base na vida de Gideão, filho de Joás, foi decretado  que, nesse começo de ano, Deus está requerendo uma mudança de atitude por parte dos seus filhos. Deus está querendo que tomemos uma postura diferente e paremos de nos esconder das verdades que o Pai nos tem ensinado.


Baseando –se na pergunta que Gideão fez ao Senhor: “ Se o Senhor é conosco, porque isso nos sobreveio?”, a igreja foi ministrada que essa pergunta não era cabível no momento. Gideão pergunta a Deus o óbvio, pois a Palavra já havia dado aos israelitas o caminho para ser abençoado. O povo sabia porque estava sendo perseguido pelos midianitas e pelos amalequitas. Quando Gideão faz essa pergunta a Deus, na verdade, ele está querendo passar para Deus uma responsabilidade que era dele: Mudar de Atitude. Quando Gideão se volta para Deus e o questiona sobre os seus grandes feitos nos seus antepassados, ele está fazendo aquilo que muitos de nós fazemos quando o vento, a dificuldade e o medo batem à nossa porta: Duvidando de quem era Deus.


A Palavra nos diz que  “Quando a nossa fé está firmada em Deus, nada pode nos abalar”. Não podemos nos dar ao luxo de querer fingir que não entendemos o que está acontecendo em nossa vida, que não sabemos o porquê de estarmos passando por este ou aquele problema, quando na verdade precisamos tomar uma atitude diferente, mudar de atitude e fazer aquilo que Deus nos mandou fazer.


Quando Deus chama Gideão de Homem de Valente, corajoso, Ele está, na verdade, expressando uma das três qualidades que procura nos seus filhos:


1. Intercessor - Explicando que Deus está procurando homens que entrem na brecha, homens de oração, homens que façam como fez Samuel no livro que leva o seu nome no capítulo 3: Intercedeu pelo povo.


2. Adorador – Ainda falando sobre os três tipos de homens que Deus procura, o a igreja foi lembrada que esta mais uma qualidade de um verdadeiro homem de Deus: Saber adorar. Adorar quando estamos com problema, quando estamos tristes, quando estamos alegres. A adoração move o coração de Deus. Citando o exemplo de Davi que quando tocava, a presença de Deus era tão grande que o diabo não conseguia permanecer no local. (I Sm 16:23)


3. Corajoso - Aqui está mais um tipo de homem que Deus procura: homens de coragem. Ter coragem é saber se voltar para Deus e negar o mundo, negar a nossa carne, as nossas vontades a fim de agradarmos a Deus. Davi, além de ser um grande adorador era também um homem de muita coragem. Quando todos estavam choramingando de medo quando Golias aterrorizava o povo, Davi se dispôs a fazer a diferença. Ele não olhou para a sua estatura física, para as suas limitações, ele somente confiou no Deus a quem servia.


Explicando que é preciso coragem para enfrentar o diabo e que o segredo da conquista é uma vida regida pelos princípios de Deus, fomos ministrados a aprender que o diabo usa a estratégia de nos fazer esquecer as bênçãos que já recebemos de Deus para nos fazer parar. Por isso a presença do Espírito Santo faz toda a diferença na vida do crente: Ele nos faz lembrar todas as coisas que temos aprendido.

Ainda falando de Gideão, a igreja foi ensinada que as maravilhas que Deus operou no passado, ele continua operando hoje. Ele não mudou, o problema de não as vermos mais é o nosso pecado. Explicando que o nosso pecado faz separação entre nós e o nosso Deus, fomos ensinados que à medida que a nossa vida caminha na direção de Deus as bênçãos vêm em nosso sentido.


Para terminar a mensagem, o pastor ensinou a igreja a fazer três perguntas para detectar a necessidade de mudança na vida de uma pessoa:


1. O que estou fazendo? As nossas atitudes na casa de Deus revelam muito a respeito da postura que temos. Se temos sido crentes que só vão à igreja para assistir ao culto e não fazemos nada mais para falar do Evangelho, orar pelas vidas, interceder pela Igreja e pelo pastor, é sinal de que precisamos adotar uma nova postura na obra de Deus.


2. O que não estou fazendo? Quando notamos que deixamos de fazer algo que Deus nos deu para fazer, outros farão. Não podemos permitir que outras tomem as nossas responsabilidades porque estamos sendo negligentes e não queremos trabalhar. O que não estamos fazendo precisa nos remetir à outra pergunta:


3. O que eu poderia fazer? Numa igreja sempre há espaço para todos trabalharem e, como igreja de DEUS, precisamos focar a obra do Pai. O que poderíamos fazer que não temos feito revela o que temos feito do NOSSO TEMOR A DEUS.




Palavra pregado por: Pr Jaílton Lugon, em 17/02/2010

Um comentário:

Anderson disse...

Que palavra abençoada para o Povo da IANE!! Graça e Paz a todos.