23/02/2010

UM BOM DISCIPULADOR VÊ ALÉM DAS DIFICULDADES


Lendo o capítulo 14 do livro de João, vemos Jesus enchendo de esperança os seus discípulos. Ele estava fazendo isso porque sabia que eles poderiam perder o pique depois de sua morte. Mas Jesus via além de sua morte.




“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.”(João 14:1)

Que discipulado lindo!
Jesus se explica com seus discípulos. Ele diz a razão pela qual tem de ir para o Pai. Ele justifica a sua morte: a preparação de nossa casa ao seu lado. O que Jesus estava dizendo é que mesmo depois de sua morte ele continuaria a discípula-los, ele não ao abandonaria. Isso mostra que o verdadeiro discipulador não deixa os seus discípulos e nem os deixa sem respostas. No versículo 2, do capitulo 14, Jesus responde à pergunta de Pedro:

“Disse-lhe Simão Pedro: Senhor para onde vais?" (João 13:36)

Jesus estava vendo o coração de seus discípulos. Vira que eles sentir-se-iam muito sozinhos e poderiam perder a fé. Por essa razão ela diz  o porquê dee sua morte e diz que mesmo indo para o Pai, ele estaria cuidando de seus discípulos.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolado, para que fique convosco para sempre. O Espírito da verdade, que o mundo não pode perceber, porque não o vê, nem o conhece, mas vós conheceis, porque habita convosco e estará e, vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João 14:16 – 18)

Que coisa linda!! Jesus tem um dia de profunda intimidade com seus discípulos. Eles falam sobre tudo e Jesus revela os últimos detalhes do Plano da Salvação, do qual ele  era a principal peça.

Mais interessante ainda no capítulo 14 de João, é que Jesus estava preocupado com a alegria de seus discípulos:

“Ouviste o que eu vos disse: vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultareis por ter dito: vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.” (João 14:28)

Jesus queria que seus discípulos se alegrassem, exultassem com a Promessa de uma 2ª vinda dele. O que eu aprendo aqui? Aprendo que um discipulador de excelência também se preocupa com o bem –estar de seus discípulos. Jesus estava dando um motivo para que eles se alegrassem. Precisamos fazer o mesmo com os nossos discípulos. Dê a eles motivo para rir, para se alegrar com você. Sorria com eles. Contagie-os com a sua alegria e eles terão prazer em estar com você.

Alguns discipuladores  mantêm o formalismo tão acentuado que não dá espaço para que seus discípulos se alegrem. Por isso, querido discipulador, alegre-se com seus discípulos, Ria com eles. Tire um tempo a sós com eles para brincarem, se divertirem e colocarem o papo em dia. Isso estreitará o relacionamento entre você.

Mas, antes da sua morte, Jesus precisava reforçar com seus discípulos alguns ensinamentos que ele os deu durante os mais de três anos em que esteve com eles.

No capítulo 15 de João, ele relembra um ensinamento dado várias vezes: a multplicação.

“Eu sou a videira verdadeira, e meu pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto ainda.”
Jesus aqui estava relembrando os seus discípulos de um mandamento dado por Deus desde o Jardim do Éden: dar frutos.

Ele estava querendo dizer que o investimento que ele fez nos seus discípulos era para que eles aprendessem a produzir, a ser frutíferos. Fica imaginando a que Jesus estava se referindo nesse versículo e chego a conclusão de que ele estava dizendo que os seus discípulos deveriam fazer o mesmo que ele fez: Ganhar vidas para o Reino de Seu pai. E como fariam isso? Seguindo todos os seus passos.

“E vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” (João 15:3)

Aqui Jesus estava afirmando seus discípulos. Ele disse que quando uma vara da videira está limpa ela dá frutos  e no verso seguinte ele diz que os “discípulos já estavam limpos”, ou seja, estavam prontos para produzir. Yeshua aqui dá um exemplo de que sua liderança havia sido eficaz e que os seus discípulos poderiam dar frutos a partir daquilo que eles tinham aprendido dele.

Isso me traz uma pergunta à cabeça. O que revela se um discipulado foi ou não eficaz? E Jesus responde: os frutos que ele apresenta. Se os discípulos não estão produzindo, há algo que precisa mudar. Quando os discípulos são bem ensinados, orientados eles produzem. Uma outra situação é importante observar: lembre-se que os seus discípulos se espelham em você. Se você for um líder produtivo, certamente, seus discípulos seguirão o seu exemplo e produzirão.

No versículo 4, do mesmo capítulo, Jesus relembra outro principio ensinado aos discípulos:

Estai em mim, e eu em vós; como a vara de mesma  não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim”

Aqui eu aprendo algo muito importante na liderança de Jesus: Os discípulos precisam estar sempre em contato com seus discipuladores. Discpulado é coisa séria. Não é algo que pode ser levado de qualquer maneira, com o restolho do seu tempo. Se os seus discípulos não tiverem a sua cobertura, eles não poderão produzir. Eles precisam receber sempre o seu alimento para que possam produzir frutos e cumprir aquilo que você os ensinou.

Aqui eu aprendo outra coisa muito interessante: os discipuladores não podem se desligar de seu Discipulador Supremo. Isso me faz refletir sobre as minhas práticas como discipulador. Qual tem sido a nossa fonte, a fonte que alimenta aquilo que passamos aos que estão sob a nossa influência? Precisamos entender que da mesma forma que os nossos discípulos precisam de nós para produzir e dar seqüência àquilo que os ensinamos, nós precisamos estar sempre ligados à Videira Verdadeira para que sejamos frutíferos. Nossos discípulos só serão frutíferos se nós, os discipuladores, também o formos. E nós, os discipuladores só seremos frutíferos, se estivermos ligados em Jesus, nosso Dicipulador Supremo. Não podemos nos desligar da Videira, ensinar aquilo que e Ele não nos ensinou. Precisamos seguir à risca aquilo que aprendemos, para que possamos ensinar com eficiência e marcar a nossa geração. Por essa razão Jesus disse:

“...Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos.  Como o Pai me amou, também eu amei a vós, permanecei no meu amor.”(João 15:5 -9)

Por isso, queridos discipuladores, sempre que vemos que os nossos discípulos estão se afastando de nós, precisamos procurá-los para que não saiam do caminho da verdade. É isto que Jesus estava ensinando aos seus Onze: que não se afastassem dele, que se colassem a ele, para que fizessem tudo conforme ele ensinou. Corremos um grande perigo quando deixamos os nossos discípulos se afastarem de nós: eles podem se perder no caminho e todo o nosso trabalho virará pó. Isso é uma realidade. Ninguém investe tempo, recursos e entusiasmos em uma pessoa para depois vê-la longe de tudo aquilo que a ensinamos. Quando isso acontece, ficamos frustrados, abatidos, tristes e amargurados.

Amado discípulo, não descole de seu discipulador. Valorize o investimento que ele tem feito em você. Aprenda com ele e toda vez que tiver dúvida sobre como fazer algo, volte ao seu discipulador e peça ajuda a ele: isso te levará a crescer.




Por Professor Anderson Cruz - Direitos Reservados - Escola de Líderes Nova Esperança

Nenhum comentário: