23/10/2010

Os atributos de Deus



A Plenitude de Deus

            Conhecer Deus em sua plenitude, suficiência e superioridade nos colocam expostos à nossa condição humana. Essa consciência nos ajuda a entender como somos pecadores e o quanto somos limitados e dependentes dele.
A Plenitude de Deus revela que ele é inteiramente responsável por sua criatura, ou seja, Ele pode fazer o que quiser com a sua criatura.
A Criação de DEUS revela:

·         A pessoa de Deus Jo 5:26

Para vermos o quão glorioso é Deus, basta vermos as coisas que Ele faz. As obras dEle são grandiosas e magníficas porque Ele é muito maior que elas.


·         O Prazer de Deus

Deus criou o Universo por causa do seu próprio prazer. Efesios 1:5 diz que Deus Fez todas as coisas para si  mesmo simplesmente porque isso lhe agrada. A autossuficiência de Deus se comprova no fato de que, quando Ele deseja fazer uma coisa, Ele vai e faz.
A Plenitude de Deus revela que Ele é completamente independente de sua criação. Essa independência quer dizer que não precisa de nada para existir. Ele não tem necessidades.
Deus não tem nenhuma influência externa
Somos o que somos em razão das influências que recebemos do nosso meio. Nossos pais, nossos amigos, nossa turma do colégio ou da faculdade, nossa rede de contatos do trabalho, tudo nos influencia. Mas com Deus não é assim. Nenhuma influência fez de Deus o que Ele é. Tudo o que Deus é hoje sempre foi e sempre será. Você não pode acrescentar nada para realçá-lo, nem tirar para diminuí-lo.
Deus não tem necessidade de relacionamentos
Embora Deus tenha um relacionamento voluntário com tudo, Ele não tem um relacionamento necessário com nada. Deus só se relaciona com a sua criação porque Ele assim o quer, e não porque necessita disso. Por isso quando você vai à igreja e adora a Deus, Ele recebe e se agrada. Mas se você não o fizer Ele não  deixará de ser Deus porque você não o adorou, porque a sua e a minha adoração não é algo de que Ele precisa.
Deus não precisa ser notado e nem de reconhecimento. A nossa adoração não é um privilégio para Deus, mas o é para nós.
Deus não tem nenhuma necessidade externa
Jó declara, no capítulo 37: 7 e 8, que o homem em toda a sua bondade não oferece qualquer beneficio a Deus. O próprio Jesus disse que mesmo as nossas melhores qualidades, quando comparadas a Deus, transformam-se em “servos inúteis”. (Lucas 17:10)
A autossuficiência de Deus significa, ainda, que Ele a ninguém presta contas das suas atitudes e decisões. Ele não precisa de nossa permissão para fazer o que planeja. Por isso não podemos sair por aí dando ordens em Deus, como se Ele tivesse de nos obedecer.

Assim, a Plenitude de Deus nos lembra que Ele é suficiente para suprir:

·         Nossas necessidades espirituais - Salmos 23:2 e 3.

A água e o pasto a que Davi se refere aqui simbolizam o repouso de Deus. Davi está dizendo que se deixarmos Deus ser Deus em nossas vidas ele nos guiará e nos apascentará, mesmo diante das nossas maiores frustrações. Ele conhece você perfeitamente e sabe muito bem o que fazer para suprir a sua necessidade de descanso espiritual.

·         Nossas necessidades de Orientação – Salmo 23: 3

Se o Senhor é o nosso pastor, além de atender as nossas necessidades espirituais, atenderá, também, as nossas necessidades de orientação. Ele nos guiará em nossa vida e nos fará chegar ao lugar onde devemos ir por “amor do seu nome”. Portanto, toda vez que você chegar aonde você queria, dê-lhe crédito por isso, porque Ele o mostrou a estrada pela qual devia chegar.

·         Nossas necessidades emocionais -  Salmo 23:4

Quando o Senhor é o nosso pastor, Ele resolve as nossas necessidades emocionais. Ele permite que você durma, sejam quais forem as circunstâncias que o cercam. Deus suprirá as nossas necessidades emocionais para que possamos dizer: “Não temerei mal algum.”

·      Nossas necessidades físicas - Salmo 23:5

Deus é tão suficiente que o transbordamento do seu cálice não depende de como anda a economia. Não depende da recessão ou da inflação. Não depende de quem está dispensando ou contratando empregados. Quando realizamos a vontade de Deus e permanecemos em seus caminhos, Ele nos dá o pão de cada dia. Ele supre as nossas necessidades.

Por Professor  Anderson Cruz.

Nenhum comentário: